samedi 26 avril 2008

Impressions









Bouche cousue. Je ne parlerais pas. Je ne dirais pas. Je me tairais à jamais. Je suis sans parole. Muette, Maina Mendes?
Ma fille est belle, ceci est un auto-portrait. Pas de maquillage même si on peut penser que si. Mais Sarah ne se maquille jamais. Sarah ne parle pas, elle n'aime pas les grands bavardages, les gestes grandiloquents. Elle n'est pas loquace. Sarah cache derrière une bouche qu'on devine boudeuse, ces interrogations d'adolescente.
Perplexes les yeux qui disent beaucoup plus que sa bouche interdite. Une réflexion profonde, une perplexité, une infinie tristesse.
Ma fille grandit, on voit une petite femme, irrésistible, des yeux azur qui promettent de nous faire voir beaucoup d'autres images. Prends ta camera et vas loin avec tes yeux même si ta bouche reste muette.
Chapeau bas!







dimanche 9 septembre 2007

Na cama por mim feita





Numa gaveta, dentro do armário mais próximo, no meio de chuchas e muitos carrinhos, no chão ou deitado sobre o dorso do cão Labrador, Legly que também servia de cadeirinha para ver a televisão. Alexandre tem, como o seu pai, essa imensa facilidade dos homens, em adormecer em dois segundos e em qualquer lugar.
Nesta idade, todos os dias, à hora da sesta, ele desfazia as gavetas da cómoda, enchi-as dos pequenos livros que herdou da irmã, de outros objectos que lhe interessavam nesse dia e acabava por adormecer entre isso tudo.



samedi 8 septembre 2007

Irmãos de amor




Eram assim essas pequenas criaturas, prontos a embarcar nas experiências simultaneamente, saltando a pés juntos para dentro da espiral da brincadeira. Deslizam abraçados pelo frio e a placa de gelo, sorrrindo abertamente à velocidade, protegidos pelo olhar que os fotografa, que é olhar de amor. São imagens de uma felicidade ainda vívida e partilhável, eles que não partilhavam grande coisa com os adultos, como se gémeos.
Irmãos de amor, de fúrias um contra o outro, mas um forte sentimento de protecção animando-os. Eu não sei o que isso é, não tenho irmãos ou irmãs. Admiro muito os meus filhos por este mais do que fio que os liga, este sangue que borbota e tem o mesmo sabor, este "ar de família" indelével e que é, será sempre, a nossa marca.




mardi 4 septembre 2007

Maman & Co



A minha filha Sarah tem dezasseis anos e é uma bonita adolescente de muitos sangues europeus cruzados e descruzados. Tem os cabelos escuros e os mais lindos olhos azuis que se possa imaginar.

Para além desses atributos, que são sempre a realçar para uma mãe babosa, ela tem também "an eye" para fotografias. Este blog pretende ser uma colaboração entre mãe e filha (esta última um pouco renitente, sem ver a qualidade do trabalho dela em fotografia e, por isso, sem ver o interesse do blog). A Sarah também escreve, em francês embora ela fale português. Seria interessante que ela permitisse que alguns dos seus textos aqui aparecessem mas isso... há que convencê-la!

Estará também presente neste blog o meu filho, Alexandre. Mais novo (tem dez anos), tem interesses "desmultiplicados", isto é, passa de uma coisa a outra, sem cessar, numa grande actividade. Mas é um miúdo com ideias e alguma coisa há-de trazer a este blog familial sem o pai, o qual dorme.